Detalhes do serviço

Amostragem de água
subterrânea e superficial.

icon

Amostragem

A amostragem de águas subterrâneas, é um trabalho minucioso que requer cuidados especiais e profissionais muito bem qualificados para sua execução. Na amostragem manual a água subterrânea é coletada utilizando-se um bailer descartável e luvas descartáveis para cada poço de monitoramento. Caso contrário a contaminação seria propagada para os poços que não estavam contaminados. Bailers são equipamentos tubulares fabricados apropriadamente para coleta de água subterrânea.

As amostras são armazenadas em frasco de vidro com tampa de teflon e identificados com etiquetas, acondicionadas em caixa térmica e refrigeradas a 4º C por todo o percurso do local de coleta até o laboratório de análises.

A amostragem por Baixa Vazão ou Low Flow é um método que utiliza bombas para extração da água que são conectadas a dispositivos controladores da velocidade de purga. O objetivo é controlar o rebaixamento do nível freático durante a amostragem e interferir o menos possível no meio em que a amostra está sendo coletada, conseguindo assim dados muito representativos das características e condições reais do subsolo.

Ao mesmo tempo em que o rebaixamento do nível d’água está sendo monitorado, é realizado também o monitoramento dos parâmetros indicadores de qualidade da água como o pH, a condutividade elétrica, o potencial de redox, o oxigênio dissolvido e a turbidez. Utiliza-se para isso uma célula de fluxo que contém os sensores apropriados para medir estes parâmetros de maneira contínua, enquanto a amostra de água passa pela célula. Desta maneira é possível determinar qual é a condição mais propícia para que a amostra seja coletada. A manipulação, o controle, armazenamento e transporte das amostras são as mesmas aplicadas na coleta manual com bailers.